Rede social negou qualquer
evidência de um “viés político sistemático” na seleção ou proeminência das
notícias incluídas no seu recurso Trending Topics.
O Facebook negou nesta segunda-feira, 23/05,
qualquer evidência de “viés político sistemático” na seleção ou proeminência
das notícias incluídas no seu recurso Trending Topics, mas prometeu mudanças
nos seus processos, de qualquer forma. A intenção é minimizar possíveis erros
de julgamento por parte das pessoas encarregadas, que parecem ter um papel
importante na seleção desses posts.
A iniciativa da rede social foi destacada em
uma resposta a uma carta do senador americano John Thune, diretor do Comitê de Comércio
do Senado dos EUA, após uma reportagem do site de tecnologia Gizmodo que citava
fontes anônimas afirmando que o Facebook escondia notícias com visões
conversadoras dos Trending Topics. A empresa decidiu investigar o assunto
internamente.
“Ao mesmo tempo, como seria esperado em um
assunto dessa natureza, nossa investigação poderia excluir a possibilidade de
ações impróprias isoladas ou um viés não intencional na implementação das
nossas políticas ou diretrizes”, afirma o Facebook em sua carta para o político
americano.
Antes desse comunicado, o CEO Mark Zuckerberg
já tinha se pronunciado sobre o assunto. “Possuímos diretrizes rigorosas que
não permitem priorizar um ponto de vista em detrimento de outro ou a supressão
de perspectivas políticas.”
A empresa planeja ter mais controle e uma
visão mais geral da sua equipe de revisão, incluindo “procedimentos robustos
por escala”, afirmou a rede social. A empresa também explicou que vai acabar
com sua dependência em sites e veículos de notícias externos para identificar,
validar ou determinar a importância dos trendings topics.
Lançado em janeiro de 2014, os Trending
Topics aparecem no canto superior direito do Facebook e possuem o objetivo de
ajudar os usuários a descobrirem conteúdo popular e significativo para eles. A
seção funciona de forma separada do Feed de Notícias, que a rede social
descreve como seu componente central e canal principal de distribuição de
informações com o qual os usuários se engajam.
Fonte: IDGNOW
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